terça-feira, 25 de setembro de 2012

Significado do nome Jaraguá e criação da estação Jaraguá


Jaraguá, na língua Tupi significa Gruta do Senhor, Guarda do Vale ou Senhor dos Vales. Abriga, além do pico, a estação de trem do Jaraguá que foi aberta em 1891 com o nome de Taipas. Posteriormente teve o nome alterado para Jaraguá.











As primeiras referências históricas da região datam do início do século XVI, quando Martim Afonso de Souza colheu informações sobre os recursos naturais e minerais da região.

Os bairros surgem do desmembramento da Fazenda Jaraguá, que entre os diversos proprietários ao longo dos anos teve: Gertrudes Galvão de Oliveira e Lacerda, sua filha Ana Eufrosina de Araújo Ribeiro casada com Dr. Rafael de Araújo Ribeiro, Lucrécia Leme de Araujo casada com Teófilo Prado de Azambuja que compra parte da fazenda Jaraguá. Em 1939 a fazenda, onde se encontra o morro do Jaraguá, é adquirida pelo governo do Estado. Cria-se em 1961 o Parque Estadual do Jaraguá, ponto turístico de nossa cidade.









4 comentários:

  1. Adorei estas fotos da estação... quantas vezes fiquei sentada naqueles bancos da estação a espera do trem que algumas decadas passadas eram pouco e tinham horário...

    ResponderExcluir
  2. Já foi salvo e para meus arquivos. Dados importantes para quem curte São Paulo.

    ResponderExcluir
  3. Grandes recordações das locomotivas a vapor subindo de Pirituba a Jaraguá num embalo só pois não havia a estação Vila Clarice.

    ResponderExcluir
  4. Sou ferroviário e trabalho na estação Jaraguá.
    Estação antiga e bem preservada.

    ResponderExcluir