domingo, 9 de setembro de 2012


Jaraguá é um distrito situado na zona noroeste da cidade de São Paulo, que tornou-se distrito em 1948, em áreas desmembradas de PerusPirituba e do antigo subdistrito de "Nossa Senhora do Ó", ou, como voltou a ser conhecido Freguesia do Ó. Jaraguá faz limites com os municípios de Osasco à Oeste, e Caieiras ao Norte. Também com os bairros de PerusAnhangueraBrasilândiaSão Domingos e Pirituba.
Em 1968, a antiga Companhia Telefônica Brasileira (CTB) construiu no bairro um pequeno prédio para servir de centro telefônico. O custo da linha telefônica, a ser adquirida pelos pretendentes a assinantes pelo sistema de "planos de expansão" geridos pelo sistema Telebrás, contudo, fez com que não houvesse número suficiente de interessados para que se iniciasse a operação do serviço no bairro. Apenas em 1984Jaraguá passou a contar com serviço de telefones automáticos, inicialmente com 4.000 terminais, que operavam com o prefixo 841. Atualmente, aproximadamente 60.000 terminais estão instalados no centro telefônico do distrito.
Em 19/03/2010 o viaduto do Jaraguá foi inaugurado por "completo". Mesmo com muitas falhas o prefeito Gilberto Kassab inaugurou uma das obras mais atrasadas da cidade de São Paulo.
Este viaduto facilita a travessia de Carros, Ônibus, Caminhões e outros meios que antes necessitavam parar na cancela da estação Jaraguá e aguardar a passagem dos trens de passageiros ou de carga causando trânsito e muitos acidentes com pedestres.
Está em tramitação da Câmara Municipal de São Paulo o Projeto de Lei 351/2006, de autoria do político Chico Macena, que cria a Subprefeitura de Jaraguá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário